sexta-feira, 15 de abril de 2011

É tempo de colaborar!!!

  
http://wikieducator.org/File:Oer_educators_diagram_.jpg

 Segundo o canadense Don Tapscott, em reportagem à revista Veja, "na sociedade pós-industrial, o conhecimento será transmé tido de uma para um ou de muitos para muitos". Com a Internet é mais fácil compartilhar e as pessoas, cada vez mais, querem colaborar umas com as outras.
Os REAs  fazem parte da sociedade pós-industrial.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Provocadores

Algumas anotações do texto de Downes, Stephen (2011). Agents Provocateurs.


Recursos Educacionais Abertos (REAs) - são cursos, materiais de cursos, módulos, textos didáticos, vídeos, testes, software e quaisquer ferramentas, materiais ou técnicas utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento.


São recursos educacionais de qualidade desenvolvidos a partir de algum tipo de projeto educacional, criados para serem reutilizados e incorporados a outros materiais de aprendizagem sob uma licença de propriedade intelectual como, por exemplo, a Creative Commons


O propósito dos REAs é estimular a produção do conhecimentp criativa no receptor.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Second Life

Já tinha tentado uma vez me aventurar no SL mas confesso que não tive muita paciência para explorar o software. Devido a diferença de fuso entre Brasil/Portugal, só consegui encontrar com os colegas do MPEL no terceiro ou quarto encontro. Conversamos um pouco, alguns colegas me ajudaram a editar o meu perfil e, ainda, ganhei uma camisa LINDA da Universidade Aberta.
Já me aventurei a conhecer alguns lugares indicados nas semanas de ambientação mas ainda não me sinto muito à vontade neste espaço virtual, sinto-me um pouco sozinha...
Meu próximo passo é ficar atenta aos eventos realizados no SL para vivenciá-los e, quem sabe, não ter a impressão que sou a única a andar pleas ilhas.

sábado, 9 de abril de 2011

Módulo de Ambientação

O meu amor pela educação a distância teve seu início em 2002, quando acompanhava algumas experiências de órgãos públicos de Brasília (Brasil) na implementação de suas Universidades Corporativas que incluíam, dentre outras coisas, cursos a distância.

Em 2003 fui desafiada pela minha chefe, Rita Landim, a buscar uma nova forma de capacitar os técnicos da Justiça Eleitoral nos sistemas eleitorais. Lançado o desafio, busquei me capacitar, da melhor forma possível, para poder explorar a educação a distância na preparação de todos os envolvidos com eleições. Passei por inúmeros cursos, sempre a distância, desenvolvi diferentes projetos na Justiça Eleitoral utilizando a metodologia a distância para aprender. Hoje, não estou mais na Justiça Eleitoral, atuo na coordenação pedagógica de uma faculdade de graduação em Administração online.

Depois de 9 anos envolvida com educação a distância, vejo que este o momento de ambientação é extremamente importante para quem inicia um curso utilizando este tipo de metodologia. É o momento de nos prepararmos para o que vem pela frente, de "tomarmos a rédia" do nosso aprendizado, de decidirmos se iremos explorar todos os benefícios que a tecnologia nos oferece para aprender.

Neste Módulo de Ambientação do MPel, apesar de todos os meus anos de EAD, tive a oportunidade de explorar novos recursos, tais como: delicious, second life, blogue, ente outros, e ter a certeza que acertei no momento que escolhi o meu caminho profissional e a forma de me preparar para os diferentes desafios que irei encontrar daqui pela frente.

Que venham os novos desafios!!!!