sábado, 9 de abril de 2011

Módulo de Ambientação

O meu amor pela educação a distância teve seu início em 2002, quando acompanhava algumas experiências de órgãos públicos de Brasília (Brasil) na implementação de suas Universidades Corporativas que incluíam, dentre outras coisas, cursos a distância.

Em 2003 fui desafiada pela minha chefe, Rita Landim, a buscar uma nova forma de capacitar os técnicos da Justiça Eleitoral nos sistemas eleitorais. Lançado o desafio, busquei me capacitar, da melhor forma possível, para poder explorar a educação a distância na preparação de todos os envolvidos com eleições. Passei por inúmeros cursos, sempre a distância, desenvolvi diferentes projetos na Justiça Eleitoral utilizando a metodologia a distância para aprender. Hoje, não estou mais na Justiça Eleitoral, atuo na coordenação pedagógica de uma faculdade de graduação em Administração online.

Depois de 9 anos envolvida com educação a distância, vejo que este o momento de ambientação é extremamente importante para quem inicia um curso utilizando este tipo de metodologia. É o momento de nos prepararmos para o que vem pela frente, de "tomarmos a rédia" do nosso aprendizado, de decidirmos se iremos explorar todos os benefícios que a tecnologia nos oferece para aprender.

Neste Módulo de Ambientação do MPel, apesar de todos os meus anos de EAD, tive a oportunidade de explorar novos recursos, tais como: delicious, second life, blogue, ente outros, e ter a certeza que acertei no momento que escolhi o meu caminho profissional e a forma de me preparar para os diferentes desafios que irei encontrar daqui pela frente.

Que venham os novos desafios!!!!

2 comentários:

  1. Olá Rita,

    Pegando no último parágrafo: o mais bonito disto tudo é podermos, a todo o momento, descobrir coisas novas, umas vezes de forma autónoma, outras vezes em conjunto.

    Citando Sócrates: "Só sei que nada sei" ;-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho fantástico, Rita, é que estamos a fazer um curso sobre e-learning em regime de e-learning: o que melhor se pode querer senão fazer um curso sobre o qual se quer aprender algo ao mesmo tempo que o estamos precisamente a fazer? Por outro lado, é fascinante também que a Rita possa estar em Brasília e a frequentar um curso em Portugal. Isso mostra bem uma das vantagens do e-learning: não existem distâncias.

    SL

    ResponderExcluir