É uma experiência e tanto colaborar em ambiente virtual porém estamos longe de sabermos como nos comportar em situações como essa...
Quero compartilhar uma pesquisa feita em ambiente EAD que concluiu que a colaboração total entre alunos é inviável: Estudo mostra que alunos de EAD colaboram pouco.
terça-feira, 10 de maio de 2011
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Produção colaborativa - uma experiência fantástica!
Acho que é a melhor palavra para descrever o que aconteceu na UC Educação e Sociedade em Rede é: FANTÁSTICO!!!
A proposta da atividade era elaborar, colaborativamente, a definição para Sociedade em Rede. Após uma semana de intensa troca no fórum da disciplina o resultado foi um artigo/definição de muita qualidade.
As ferramentas web 2.0, a sociedade em rede, a disposição das pessoas para compartilhar sem dúvida estão mudando o "timing" das coisas. Quando que, em uma semana, um texto de qualidade seria produzido dessa forma? Nem com milhões de reuniões presenciais....
Aproveito para compartilhar o link de um ebook que foi lançado na semana passada: "Para entender as mídias sociais". A ideia do livro surgiu em fevereiro/2011 e, em abril/2011, já estava pronto para distribuição e o melhor: "de graça". Isso é fantástico!!!
O referido livro foi produzido de forma colaborativa e voluntariamente por pesquisadores e profissionais de diferenciadas áreas. O ebook é gratuito e traz textos curtos que abordam vários temas relacionados às redes de relacionamento, com o objetivo de estimular o debate e o compartilhamento de boas práticas.
Para conhecer o projeto e fazer download do livro é só acessar o blog: http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com/
sexta-feira, 15 de abril de 2011
É tempo de colaborar!!!
http://wikieducator.org/File:Oer_educators_diagram_.jpg
Segundo o canadense Don Tapscott, em reportagem à revista Veja, "na sociedade pós-industrial, o conhecimento será transmé tido de uma para um ou de muitos para muitos". Com a Internet é mais fácil compartilhar e as pessoas, cada vez mais, querem colaborar umas com as outras.
Os REAs fazem parte da sociedade pós-industrial.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Provocadores
Algumas anotações do texto de Downes, Stephen (2011). Agents Provocateurs.
Recursos Educacionais Abertos (REAs) - são cursos, materiais de cursos, módulos, textos didáticos, vídeos, testes, software e quaisquer ferramentas, materiais ou técnicas utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento.
São recursos educacionais de qualidade desenvolvidos a partir de algum tipo de projeto educacional, criados para serem reutilizados e incorporados a outros materiais de aprendizagem sob uma licença de propriedade intelectual como, por exemplo, a Creative Commons.
O propósito dos REAs é estimular a produção do conhecimentp criativa no receptor.
Recursos Educacionais Abertos (REAs) - são cursos, materiais de cursos, módulos, textos didáticos, vídeos, testes, software e quaisquer ferramentas, materiais ou técnicas utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento.
São recursos educacionais de qualidade desenvolvidos a partir de algum tipo de projeto educacional, criados para serem reutilizados e incorporados a outros materiais de aprendizagem sob uma licença de propriedade intelectual como, por exemplo, a Creative Commons.
O propósito dos REAs é estimular a produção do conhecimentp criativa no receptor.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Second Life
Já tinha tentado uma vez me aventurar no SL mas confesso que não tive muita paciência para explorar o software. Devido a diferença de fuso entre Brasil/Portugal, só consegui encontrar com os colegas do MPEL no terceiro ou quarto encontro. Conversamos um pouco, alguns colegas me ajudaram a editar o meu perfil e, ainda, ganhei uma camisa LINDA da Universidade Aberta.
Já me aventurei a conhecer alguns lugares indicados nas semanas de ambientação mas ainda não me sinto muito à vontade neste espaço virtual, sinto-me um pouco sozinha...
Meu próximo passo é ficar atenta aos eventos realizados no SL para vivenciá-los e, quem sabe, não ter a impressão que sou a única a andar pleas ilhas.
Já me aventurei a conhecer alguns lugares indicados nas semanas de ambientação mas ainda não me sinto muito à vontade neste espaço virtual, sinto-me um pouco sozinha...
Meu próximo passo é ficar atenta aos eventos realizados no SL para vivenciá-los e, quem sabe, não ter a impressão que sou a única a andar pleas ilhas.
sábado, 9 de abril de 2011
Módulo de Ambientação
O meu amor pela educação a distância teve seu início em 2002, quando acompanhava algumas experiências de órgãos públicos de Brasília (Brasil) na implementação de suas Universidades Corporativas que incluíam, dentre outras coisas, cursos a distância.
Em 2003 fui desafiada pela minha chefe, Rita Landim, a buscar uma nova forma de capacitar os técnicos da Justiça Eleitoral nos sistemas eleitorais. Lançado o desafio, busquei me capacitar, da melhor forma possível, para poder explorar a educação a distância na preparação de todos os envolvidos com eleições. Passei por inúmeros cursos, sempre a distância, desenvolvi diferentes projetos na Justiça Eleitoral utilizando a metodologia a distância para aprender. Hoje, não estou mais na Justiça Eleitoral, atuo na coordenação pedagógica de uma faculdade de graduação em Administração online.
Depois de 9 anos envolvida com educação a distância, vejo que este o momento de ambientação é extremamente importante para quem inicia um curso utilizando este tipo de metodologia. É o momento de nos prepararmos para o que vem pela frente, de "tomarmos a rédia" do nosso aprendizado, de decidirmos se iremos explorar todos os benefícios que a tecnologia nos oferece para aprender.
Neste Módulo de Ambientação do MPel, apesar de todos os meus anos de EAD, tive a oportunidade de explorar novos recursos, tais como: delicious, second life, blogue, ente outros, e ter a certeza que acertei no momento que escolhi o meu caminho profissional e a forma de me preparar para os diferentes desafios que irei encontrar daqui pela frente.
Que venham os novos desafios!!!!
Em 2003 fui desafiada pela minha chefe, Rita Landim, a buscar uma nova forma de capacitar os técnicos da Justiça Eleitoral nos sistemas eleitorais. Lançado o desafio, busquei me capacitar, da melhor forma possível, para poder explorar a educação a distância na preparação de todos os envolvidos com eleições. Passei por inúmeros cursos, sempre a distância, desenvolvi diferentes projetos na Justiça Eleitoral utilizando a metodologia a distância para aprender. Hoje, não estou mais na Justiça Eleitoral, atuo na coordenação pedagógica de uma faculdade de graduação em Administração online.
Depois de 9 anos envolvida com educação a distância, vejo que este o momento de ambientação é extremamente importante para quem inicia um curso utilizando este tipo de metodologia. É o momento de nos prepararmos para o que vem pela frente, de "tomarmos a rédia" do nosso aprendizado, de decidirmos se iremos explorar todos os benefícios que a tecnologia nos oferece para aprender.
Neste Módulo de Ambientação do MPel, apesar de todos os meus anos de EAD, tive a oportunidade de explorar novos recursos, tais como: delicious, second life, blogue, ente outros, e ter a certeza que acertei no momento que escolhi o meu caminho profissional e a forma de me preparar para os diferentes desafios que irei encontrar daqui pela frente.
Que venham os novos desafios!!!!
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