segunda-feira, 13 de junho de 2011

O desafio de selecionar recursos educacionais abertos

Entende-se por recursos educacionais abertos (REA), ou Open Educational Resources (OER), materiais educacionais disponíveis na Internet em formato digital sob alguma licença de uso.

Foram adotados os seguintes critérios para a seleção dos REAS para o desenvolvimento do trabalho da unidade curricular Materiais e Recursos para eLearning, ministrada por José Mota, pela Universidade Aberta de Portugal:
  • Idioma: língua portuguesa – a proposta de utilização dos REAs é para o desenvolvimento de um curso para prosissionais de uma empresa brasileira;
  • Tema: área de educação ou de recursos humanos;
  • Tipo de licença: REAs licenciados sob algum tipo de licença de uso;
  • Local de busca: repositórios de universidades ou de instituições voltadas para educação;
  • Qualidade do recurso.
Como a proposta era utilizar recursos desenvolvidos na língua portuguesa, a busca começou em repositórios brasileiros. 

Primeira opção foi a Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED), do Ministério da Educação do Brasil. O RIVED é um repositório de objetos de aprendizagem que são recursos educacionais digitais desenvolvidos dentro de padrões determinados para que seja possível a sua reutilização em diferentes contextos educativos.

Os objetos do RIVED são armazenados em um repositório online, devidamente catalogados, permitindo, assim, que os usuários possam facilmente encontrá-los. Fazem parte do RIVED: textos, e-books, quizzes, programas de curso, cursos, simulações, apresentações, arquivos de áudio e vídeo, etc.

Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Estava certa do sucesso da busca mas, infelizmente, após ter localizado o recurso, não foi possível acessar o objeto escolhido por problemas técnicos da página. O problema foi reportado à instituição porém, até o momento, não houve retorno.

Diante deste resultado, optou-se por outro repositório, da Fundação Getúlio Vargas, primeira instituição brasileira a fazer parte do OCWC (Open Course Ware Consortium), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

Dentre os cursos oferecidos pela FGV Online foi escolhido o curso gratuito: Motivação nas Organizações, que tem como objetivos:
  • tratar das principais teorias sobre motivação;
  • descrever alguns dos mecanismos de defesa usados pelos profissionais para resistir à frustação;
  • demonstrar a importância do autoconhecimento e do significado do trabalho para o processo motivacional.


O referido curso possui uma carga horária de 5 horas e, ainda, disponibiliza exercícios de autoavaliação e pré-teste. O curso está sob a licença Creative Commons Atribuição (BY), Uso Não-Comercial  (NC) e Não a obras derivadas (ND). 


A decisão de utilizar um curso completo, ao invés de um objeto de aprendizagem, influenciou na escolha do segundo recurso a ser selecionado, ou seja, deveria estar relacionado com a temática motivação no trabalho.

Foi iniciada uma pesquisa no Portal TECA, repositório de materiais didáticos produzidos pela Fundação Cecierj, tais como imagens, vídeos, áudios e textos disponíveis para o público em geral sob a licença Creative Commons Atribuição (BY) e Uso Não-Comercial (NC).  

Apesar do Portal TECA ter arquivado cerca de 1.000 arquivos, foram localizados 5 arquivos relacionados com o tema escolhido (motivação) e nenhum deles poderia ser utilizado como um recurso complementar de um curso de motivação, os materiais disponíveis eram capítulos de livros em pdf, uma animação voltada para escolha e uma imagem.

Outro site pesquisado foi da comunidade TED, trata-se de uma comunidade que tem como objetivo espalhar ideias que valem a pena e é considerada como um exemplo de como funciona uma comunidade global. Reúne pessoas de todas as disciplinas e de culturas diferentes que buscam uma compreensão mais profunda do mundo. Vários vídeos estão disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição (BY), Uso Não-Comercial  (NC) e Não a obras derivadas (ND). 

No site da comunidade TED é possível acessar vídeos legendados em 81 línguas, sendo que para o Português/Brasil estão disponíveis 75 vídeos legendados, resultado do trabalho de voluntários que fazem parte do Projeto de Tradução Aberta da TED.

O vídeo escolhido foi: Jason Fried: porque não se trabalha no trabalho, com duração de aproximadamente 16 minutos para a abertura do curso.

Percebe-se que a busca e a seleção de recursos abertos educacionais não são tarefas fáceis. Depende do objetivo de aprendizagem, do tempo disponível para a análise, do repositório, da qualidade técnica do recurso, da habilidade do professor, etc. Sem contar com a adaptação do recurso, apesar dos recursos escolhidos não permitirem modificação do recurso em si, nem sempre a modificação do conteúdo do REA  é a melhor opção, pois depende de programas específicos, profissional capacitado e tempo.

De qualquer forma, para fazer uso de um REA em um curso, e para que esses recursos não fiquem descontextualizados, é necessário realizar um planejamento da atividade de aprendizagem com a previsão do uso e com a sua inclusão na programação considerando os objetivos que se quer atingir.


É preciso incluir, no curso, a orientação de uso dos REAs para que os alunos compreendam a melhor forma de aproveitá-los para o seu aprendizado.

A partir da seleção dos recursos e da análise de como melhor utilizá-los, foi elaborado o documento que se segue com o detalhamento das atividades com os REAs escolhidos e um plano de curso fictício.

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Para acessar o documento em tela cheia: http://pt.scribd.com/fullscreen/57885435?access_key=key-1yly4jfhm27yd5kd4n17

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