sábado, 19 de novembro de 2011

Bibliografia anotada II

Saz, Alexandra and Coll, César and Bustos, Alfonso and Engel, Anna (2011). The construction of knowledge in personal learning environments. A constructivist perspective. pp. 1-11. In: Proceedings of the The PLE Conference 2011, 10th - 12th July 2011, Southampton, UK. Disponível em: http://journal.webscience.org/598/1/The_construction_of_knowledge_in_personal_learning_environments._A_constructionalist_perspective.pdf. Acessado em:19/11/2011.


Descrição: O artigo escolhido apresenta o resultado de um estudo de pesquisa piloto de como os alunos criam, personalizam e utilizam o seu “Personal Working and Learning Environment” (PWLE) na disciplina de Psicologia Educacional do curso de Licenciatura em Ciências da Educação na Universidade de Andorra e no módulo do mestrado em Psicologia Educacional coordenado pela Universidade de Barcelona. O foco desta pesquisa não é a questão tecnológica dos PWLEs e sim metodológica do seu uso em atividades específicas de aprendizagem. Foi utiizado como ambiente um Content Management System (CMS) de código aberto – Elgg, que permite ao aluno a criação e a personalização de seu próprio PWLE com acesso a 25 ferramentas ou serviços (áudio, vídeo, blog, agenda, chat, fórum, favoritos, arquivos, amigos, grupos, fotos, mensagens, tags, entre outros). O ambiente tecnológico selecionado estava de acordo com a definição do projeto pedagógico para da disciplina/módulo – aprendizagem baseada em problemas.


Avaliação: O artigo faz um introdução muito clara e objetiva sobre os PWLEs, apontando que são mais do que aplicações tecnológicas ao possibilitar uma forma diferente de aprendizagem utilizando a rede como uma plataforma de aprendizagem, permitindo, assim, ao aluno assumir a responsabiliade pelo sua própria aprendizagem. O estudo revela que as pesquisas sobre as questões metodológicas ainda são tímidas apontando uma certa dificuldade quando se procura aproximar da realidade empírica. Os resultados do estudo trazem informações interessantes sobre o uso das ferramentas/serviços, tipo de conteúdo produzido com maior frequência (texto, vídeo, imagem, áudio), nível de acesso normalmente selecionado e opinião dos alunos sobre aspectos metodológicos e tecnológicos. A discussão dos resultados apontam para conclusões sobre o uso dos PWLEs em atividades de aprendizagem e possíveis melhorias.


Reflexão: Trata-se de um artigo que apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de PWLEs em atividades de aprendizagem. De certa forma, foi como ver representado em gráfico o que estamos vivenciando no mestrado da UAB. Não ficou muito claro que tipo de orientação os alunos receberam para o uso dos recursos/ferramentas disponíveis no PWLEs. De qualquer maneira, o material é muito interessante e traz apontamentos para alguns temas de pesquisas futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário