sábado, 19 de novembro de 2011

Personal Learning Environment: Mestrado Pedagogia e-Learning

Montei o meu Personal Learning Environment (PLE) para o MPEL com base no quadro proposto por Buchem, Attwell & Torres (2011) para examinar os PLEs que considera seus aspectos centrais do sistema de atividade:

Quadro alargado para examinar PLEs (Buchem, Attwell & Torres (2011)

1. Sujeito
2. Objetivo (Outcomes)
3. Ferramentas
4. Comunidade
5. Regras
6. Divisão de trabalho




Segundo os autores, a relação entre o sujeito e o objetivo é mediada por ferramentas, porém entendem que esta relação ocorre em um contexto que tem como base social: as regras, a comunidade e a divisão de trabalho.

Inicialmente, listei todos os recursos/ferramentas utilizadas durante o MPEL, sem nenhum tipo de julgamento. Depois tentei organizar conforme o que Saz et al (2011) entendem que os PLEs precisam oferecer aos alunos para realizarem os seguintes processos cognitivos básicos:

  1. Seleção, acesso e organização das informações;
  2. Criação, edição, apresentação e informações representativas;
  3. Interação e comunicação com os outros.
Antes de criar o diagrama do meu PLE MPEL, retornei a lista das ferramentas/recursos e, com a consulta aos contrato de aprendizagem de algumas Unidades Curriculares tentei responder a seguinte questão: Eu uso a ferramenta xxxx para selecionar/criar/interagir xxxxxxx.
Também indiquei que tipo de equipamento que uso para atingir os meus objetivos de aprendizagem antes de elaborar o diagrama do PLE.


PLE MPEL Rita



Fontes:
Saz, Alexandra and Coll, César and Bustos, Alfonso and Engel, Anna (2011) The construction of knowledge in personal learning environments. A constructivist perspective. pp. 1-11. In: Proceedings of the The PLE Conference 2011, 10th - 12th July 2011, Southampton, UK.
Buchem, Ilona and Attwell, Graham and Torres, Ricardo (2011) Understanding Personal Learning Environments: Literature review and synthesis through the Activity Theory lens. pp. 1-33. In: Proceedings of the The PLE Conference 2011, 10th - 12th July 2011, Southampton, UK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário