Montei o meu Personal Learning Environment (PLE) para o MPEL com base no quadro proposto por Buchem, Attwell & Torres (2011) para examinar os PLEs que considera seus aspectos centrais do sistema de atividade:
1. Sujeito
2. Objetivo (Outcomes)3. Ferramentas
4. Comunidade
5. Regras
6. Divisão de trabalho
Segundo os autores, a relação entre o sujeito e o objetivo é mediada por ferramentas, porém entendem que esta relação ocorre em um contexto que tem como base social: as regras, a comunidade e a divisão de trabalho.
Inicialmente, listei todos os recursos/ferramentas utilizadas durante o MPEL, sem nenhum tipo de julgamento. Depois tentei organizar conforme o que Saz et al (2011) entendem que os PLEs precisam oferecer aos alunos para realizarem os seguintes processos cognitivos básicos:
- Seleção, acesso e organização das informações;
• • - Criação, edição, apresentação e informações representativas;
- Interação e comunicação com os outros.
Também indiquei que tipo de equipamento que uso para atingir os meus objetivos de aprendizagem antes de elaborar o diagrama do PLE.
- Levantamento sobre os recursos/ferramentas utilizados no 5ª MPEL
- Diagrama PLE MPEL Rita Albuquerque
Fontes:
Saz, Alexandra and Coll, César and Bustos, Alfonso and Engel, Anna (2011) The construction of knowledge in personal learning environments. A constructivist perspective. pp. 1-11. In: Proceedings of the The PLE Conference 2011, 10th - 12th July 2011, Southampton, UK.
Buchem, Ilona and Attwell, Graham and Torres, Ricardo (2011) Understanding Personal Learning Environments: Literature review and synthesis through the Activity Theory lens. pp. 1-33. In: Proceedings of the The PLE Conference 2011, 10th - 12th July 2011, Southampton, UK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário