domingo, 27 de novembro de 2011

Reflexões sobre m-Learning

A UC Ambientes Virtuais de Aprendizem está nos preparando para trabalhar com diferentes ambientes de aprendizagem, ou melhor, ver a potencialidade das tecnologias disponíveis para o seu uso em situação de aprendizagem. Após um período intenso explorando o Twitter, sob o comando do Paulo Simões, agora estamos sendo desafiados a todo momento pela Mônica Velosa a realizar diferentes micro-atividades usando o nosso dispositivo móvel.

Na micro-atividade 4, a Prof. Monica, lançou as seguintes questões:

a) a imagem era suficiente para a compreensão das fases do m-learning? Respondendo objetivamente: em parte. A ilustração mostra visualmente as fases mas não explica.

 

 
b) os conteúdos áudio são de mais fácil leitura e compreensão do que os conteúdos em formato texto, nos dispositivos móveis? Permitem um maior sucesso na aprendizagem móvel? Neste ponto, vejo que o podcast pode ser uma alternativa ao texto, auxiliando na compreensão do conteúdo.
 
c) o que tem no separador AudioBook? A história do Leão e do Rato, muito "bonitinha"por sinal.
 
d) qual a sua opinião sobre cada uma das fases do m-learning? A fase 3 - foco na mobilidade do aprendente, é a mais interessante. Acredito que o grande desafio seja desenvolver informações com todos os dispositivos móveis. Algumas atividades propostas até aqui pela Prof. Monica só foi possível desenvolver utilizando o laptop, apesar de ser considerado um dispositivo móvel, acredito que os smartphones/tablets cumpram melhor o papel de mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário